Este poderoso antioxidante presente na casca das uvas irá potencializar o seu momento de cuidado com a pele.
À medida que envelhecemos, perdemos nosso colágeno e elastina naturais. Com estas proteínas minimizadas, surgem rugas profundas, flacidez e alteração no contorno da face, afinal, elas são fundamentais para a beleza e saúde da pele. Mas você sabia que uma taça de vinho tinto por dia pode potencializar o seu skincare?
É tudo graças aos antioxidantes! O vinho está cheio de polifenóis saudáveis que neutralizam os radicais livres produzidos por danos ambientais, como radiação, fumaça de cigarro e poluição do ar, que são os responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento da pele.
E tem mais: existe um antioxidante particularmente potente encontrado no vinho tinto. O resveratrol faz parte de um grupo de compostos chamados polifenóis que protegem a superfície da pele. Além de estar presente na sua bebida favorita, ele é encontrado na casca das uvas vermelhas, no amendoim, nas frutas vermelhas - como mirtilos e amora - e no chocolate amargo.
Além do consumo do vinho, você pode apostar na aplicação tópica - ou seja, diretamente na pele - do resveratrol através de produtos como cremes, géis e séruns. E ele é poderoso mesmo, viu? Possui 95% de efetividade na prevenção de danos oxidativos - envelhecimento precoce - na pele, enquanto a vitamina C atingiu apenas 37% de acordo com um artigo do Journal of Cosmetic Dermatology.
Você conhece os benefícios do resveratrol para a saúde?
Para a saúde geral, o resveratrol possui benefícios para o coração, sendo um ativo cardioprotetor e neuroprotetor, além de atuar como anticancerígeno e combater os sinais de envelhecimento. Mas este antioxidante não é apenas bom para você ingerir, como também está sendo usado em produtos para a pele, sendo esta a maneira mais eficaz de colher os seus benefícios a longo prazo.
Ok, mas quais são os benefícios para a pele?
Por atuar no nível celular, o resveratrol tem a capacidade de reduzir os efeitos do envelhecimento e danos celulares responsáveis por câncer de pele. Saiba como ele melhora a aparência e a saúde da sua pele:
Protegendo a pele
Este antioxidante protege contra os danos causados pela radiação ultravioleta e estresse oxidativo, que acelera o processo de envelhecimento natural do corpo.
Suavizando linhas finas e rugas
Ao aplicar regularmente produtos para a pele formulados com antioxidantes como o resveratrol, você ajudará a mitigar os sinais de fotoenvelhecimento.
Maior elasticidade
Adicionar resveratrol à sua rotina de cuidados pode aumentar a firmeza da pele.
Inflamação acalmada
O resveratrol também ajuda a acalmar a pele, tornando-o ideal para quem é mais sensível ou cuja pele é facilmente reativa. Graças às suas propriedades calmantes, ele também pode minimizar a inflamação e a vermelhidão da pele.
Diminuição da descoloração e aumento da hidratação da pele
Se você tem hiperpigmentação, o resveratrol pode ajudar a atenuar o aparecimento de manchas escuras. Além disso, possui ativos hidratantes que ajudam a tratar a pele seca e reduzir a textura áspera.
Quando e como você deve usar o resveratrol?
O resveratrol vem em muitas formas, de suplementos dietéticos a hidratantes e séruns, mas possui maior eficácia quando aplicado diretamente na pele. Ele é considerado bem tolerado e não irritante, podendo ser usado em praticamente qualquer tipo de pele. Basta seguir as orientações abaixo:
- Comece a usar o resveratrol diariamente, mas lembre-se de observar como a sua pele irá responder ao antioxidante;
- Ao usá-lo pela manhã, ele protegerá sua pele dos danos dos radicais livres, como a exposição ao sol e raios UV. Combine a sua aplicação com um bom protetor solar, com no mínimo FPS 30;
- Se usado com o ácido glicólico pode ajudar a fortalecer a redução do aparecimento de hiperpigmentação.
Comentários (0)
Voltar para Dicas