Os poderes da bebida dos deuses vão além dos cuidados com a pele. Vem conferir porque o vinho é ótimo para sua saúde.
As nossas escolhas saudáveis passam também por uma taça de vinho. Além de proporcionar boas harmonizações e lembranças, ele age como restaurador da pele, promovendo o rejuvenescimento ao estimular a produção de colágeno e elastina, e protegendo as células dos radicais livres.
Mais do que apenas proporcionar uma pele saudável e firme, o vinho tinto é a única bebida alcoólica que tem um efeito benéfico para a saúde, por conta dos mecanismos de proteção do resveratrol, um antioxidante encontrado nas cascas e sementes das uvas vermelhas.
Se consumido nas quantidades certas, cerca de uma taça por dia, ele protege o coração, diminui o risco de doença hepática, reduz o risco de câncer, além de prevenir resfriados. Mas nem sempre é necessário saborear a bebida, afinal, o consumo excessivo de álcool está associado a resultados negativos para a saúde.
Mas então, o que fazer? Você pode usá-lo como ingrediente no preparo de alimentos e molhos para acompanhar o jantar. Junto de uma dieta balanceada rica em frutas e vegetais, sua saúde e sua pele agradecem. Vamos juntas conferir 5 benefícios do vinho?
O resveratrol, ativo presente no vinho, bloqueia uma enzima relacionada ao controle de estresse no cérebro, o que afeta diretamente a saúde mental, pois reduz o risco de depressão e ansiedade. Mas atenção: beber em excesso pode ter o efeito oposto, ao alterar a química do cérebro, diminuindo os níveis de serotonina e levando a uma sensação ainda maior dos transtornos.
O segredo da longevidade está em uma taça por dia da nossa bebida favorita. Estudos descobriram que beber quantidades moderadas de vinho como parte de uma dieta saudável - isto inclui boa alimentação e atividades físicas regulares - pode aumentar o tempo de vida graças ao seu alto teor de antioxidantes.
Você sabia que beber vinho é uma forma de proteger os dentes contra as bactérias? Isso acontece, pois ele possui propriedades antimicrobianas que além de agirem na pele para evitar o aparecimento das espinhas, também ajudam a reduzir as bactérias em nossos dentes.
Para ajudar a melhorar a memória de curto prazo, você também pode apostar no resveratrol. Este antioxidante promove um aumento significativo na retenção de palavras e gera um desempenho mais rápido na parte do cérebro associada à formação de novas memórias, aprendizados e emoções. Além disso, também inibe a formação da proteína beta-amilóide, um ingrediente-chave na placa do cérebro de pessoas com Alzheimer.
Um dos benefícios mais difundidos do vinho está relacionado à proteção contra doenças cardíacas. Isto ocorre em parte devido às propriedades antiinflamatórias da bebida. A alta concentração de antioxidantes polifenóis do vinho tinto também pode ajudar a reduzir o risco de hipertensão, ao dilatar os vasos sanguíneos, além de diminuir o risco de desenvolver derrame, colesterol alto e doenças metabólicas.
Comentários (0)
Voltar para Dicas