Oleosa, seca, normal ou mista? Para cuidar da sua pele é preciso primeiro conhecê-la. E nós temos o teste ideal!
O segredo para uma rotina de skincare ideal é simplificar e encontrar os produtos que se encaixam na sua necessidade e no seu tipo de pele. Isso mesmo! Cuidar da sua pele também é conhecê-la. Descobrir se é oleosa, seca, mista ou normal é o primeiro passo para tratá-la da forma certa.
Uma pele boa é aquela saudável, que recebe todo o cuidado de quem se preocupa e se sente bem nela, viu? E a gente sabe que todos os tipos de pele podem sofrer alguma alguma irritação, como descamação, coceira, repuxamento e ardência.
Por isso, com a ajuda de um espelho e de um teste simples você irá desvendar quais são as características da sua pele e como cuidar dela a partir disto.
Como realizar o teste do tipo de pele?
Há duas maneiras: uma delas é verificar a aparência dos poros, aquelas pequenas aberturas na pele, por onde saem os pelos e ocorrem a secreção de líquidos como o suor e o sebo. Se os seus poros forem:
- Poros grandes e abertos, além da textura de uma casca de laranja indicam pele oleosa. Podem ser vistos por todo o rosto, não apenas no nariz;
- Poros invisíveis significam pele seca. Ela também pode ficar sem brilho e descamar;
- Poros grandes na zona T - área que compreende o nariz e o centro da testa - com poros invisíveis nas bochechas caracterizam uma pele mista;
- Poros que não são completamente invisíveis, mas a pele raramente descama, é sinal que nenhuma das características citadas anteriormente se parece com sua pele, resultando em uma pele normal.
Você também pode descobrir o seu tipo de pele com o auxílio de um papel absorvente. Para isso, coloque o papel em cima do seu rosto e observe o seguinte:
- Se o lenço ficar engordurado, sua pele é oleosa.
- Se apenas a zona T ficar oleosa, sua pele é mista.
- E se a pele não apresentar nenhuma gordura, ela é seca. ⠀
Como cuidar de cada tipo de pele?
Limpar, tratar, hidratar e proteger o rosto é ótimo. Mas cada tipo de pele precisa de uma rotina de cuidados especiais, que obedeça a característica da pele para mantê-la saudável e com vivacidade. Para entender melhor os diferentes tipos e como cuidar de cada um, fica aqui que vamos te contar.
A oleosidade na pele é nada mais que o excesso de sebo. Geralmente ela fica concentrada na testa, nariz e queixo, regiões do rosto que você deve conhecer também como zona T. Neste tipo de pele há excesso de brilho e maior tendência ao surgimento de cravos e espinhas.
Por isso, na sua rotina de skincare, aposte em produtos sem óleo para manter o brilho sob controle. Utilizar cosméticos com ácido salicílico, seja em seu limpador, lenços faciais ou toner, ajudará a se livrar do excesso de sebo.
E quer saber do grande segredo? A pele oleosa pode se beneficiar muito da esfoliação. Você pode realizá-la de duas a três vezes por semana para remover todas as impurezas e células mortas.
A pele normal geralmente possui pouco brilho e não é ressecada, já que ela costuma produzir sebo em quantidade adequada. Por não apresentar nenhum tipo de condição excessiva de pele, os tipos de pele normais têm um ótimo equilíbrio de óleo e umidade, parecendo bastante neutra.
O cuidado é super fácil! Basta manter uma rotina de hidratação, utilizando um sérum e hidratante noturno à noite. Se quiser manter os poros desobstruídos e a pele lisa, utilize lenços glicólicos e proteja com filtro solar todos os dias.
E não se preocupe: se você tem pele normal, muito provavelmente não terá irritações e sua pele não ficará muito seca, oleosa ou sensível a qualquer produto.
Se você sente que sua pele é mais sensível às coceiras, vermelhidão e irritações, isso quer dizer que ela é seca. Por ter pouca oleosidade natural, este tipo de pele tem um aspecto mais ressecado, áspero e com pouca luminosidade.
O uso de produtos com ácido hialurônico são ideais para incluir na rotina de cuidados, pois ambos são umectantes e ligam a umidade à pele sem adicionar óleo. Você também pode optar por hidratantes com ceramidas para ajudar a reforçar a função de barreira da pele e proteger contra poluição, clima e atrito.
Você sabia que o novo normal dos tipos de pele é a mista? Ela é caracterizada pela oleosidade na testa, nariz, queixo e ressecamento nas outras regiões do rosto. Na hora de cuidar deste tipo de pele, tudo o que precisa é encontrar um equilíbrio entre as partes oleosas e secas.
Um bom produto que ajudará nesta missão é o óleo de jojoba. Ele manterá as partes secas mais hidratadas e controlará a oleosidade. Além disso, evite a limpeza excessiva. Em vez disso, lave o rosto duas vezes ao dia e aplique um hidratante leve e sem óleo nas áreas onde sua pele tende a ficar mais seca.
Conta pra gente: qual o seu tipo de pele?
Comentários (0)
Voltar para Dicas